="
http://www.ustream.tv/channel/icthus-praise

Seguidores

Nossa Comunidade

London, United Kingdom
Liberdade. Muitos viveram por ela. Muitos viveram sem ela. Muitos sonharam, lutaram e até morreram por ela. Valor inestimável para a humanidade, a liberdade tem sido causa de guerras e revoluções, tem dado sentido para a vida e para a morte. Ao longo dessa história, a religião, – com seus dogmas, preconceitos e intolerâncias, tem sido vista como perseguidora e limitadora da verdadeira liberdade. Esta nunca foi a proposta de Jesus: um homem livre de preconceitos, que amava as pessoas incondicionalmente, oferecendo-lhes uma nova razão de viver. A Comunidade Icthus oferece a oportunidade de rediscutir o conceito de liberdade, a partir dos ensinamentos de Jesus Cristo, e também de experimentá-la de forma plena e integral, proporcionando paz, amizade, restauração e um novo propósito pra vida. Como disse Santo Agostinho, “o homem é mais livre quando controlado apenas por Deus”. Nossas reuniões: Endereço:205 Portobello Road London W11 1LU,Notthing Hill . Data e Horário: Todos os Domingos, às 19h. Contato:info_icthus@hotmail.com ou 07901213802

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Mergulhando na Palavra

As 3 dimensoes da fe salvadora
Hoje, está mais do que comprovado que a fé é um elemento imprescindível para uma boa qualidade de vida. Pesquisas e mais pesquisas tem surgido sobre a importância da fé para o bem estar das pessoas. Mas aqui é preciso parar um instante e se perguntar sobre essa fé. Que é preciso ter fé, todos sabemos! Mas qual fé? Fé em quê ou em quem? Durante os quase dois mil anos de história, os grandes pensadores da Igreja e principalmente os reformadores do século XVI sempre caracterizaram a verdadeira fé salvadora em três elementos, ou dimensões.
1) Informação (é preciso entender o evangelho)Hoje em dia é muito comum ouvirmos que o importante é acreditar em alguma coisa: “não importa no que você creia, desde que seja sincero”. As pessoas confundem fé com boas intenções. Biblicamente, porém, podemos estar sinceramente errados e é por isso que a verdadeira fé salvadora envolve o conhecimento do evangelho, que são as boas novas de salvação. Calvino, o grande reformador do século XVI, disse que “fé apoia-se no conhecimento, não em ignorância pia”. Não basta crer, não basta ter um coração piedoso, não basta acreditar na igreja e ser fiel a ela… A verdadeira fé envolve um “saber” e um “conhecer” pessoal. A fé cristã não é irracional. Sproul, um grande teólogo contemporâneo, disse que “não posso ter Deus em meu coração se não o tenho em minha cabeça”, e John Stott, outro grande teólogo, escreveu um livro cujo título diz: “Crer Também É Pensar”. O apóstolo Paulo, falando dos judeus que não reconheceram Jesus como o Salvador e Messias, disse que “eles têm zelo por Deus, porém não com entendimento” (Rm 10.2). Quando a fé não passa pela razão, invariavelmente leva ao fanatismo religioso. Finalmente, lembramos aqui da recomendação de Pedro: “santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós” (1 Pe 3.15).
2) Assentimento (é preciso concordar com o evangelho)Embora o entendimento das verdades essenciais do evangelho seja fundamental para a salvação, isso não é suficiente. Eu posso conhecer perfeitamente o plano de salvação, tirar 10 numa prova de teologia e ainda assim não concordar com nada do que sei. É por isso que a fé salvadora envolve este segundo elemento que é o assentimento. Não basta entender o evangelho na cabeça, é preciso acreditar que aquilo que se sabe é a verdade. Citando mais uma vez as palavras de Calvino, “é preciso derramar no coração o que a mente absorveu, pois a Palavra de Deus não é recebida pela fé, se fica esvoaçando para lá e para cá no topo do cérebro, mas sim quando enraíza no profundo do coração para que seja uma defesa invencível ao resistir e repelir todos os estratagemas da tentação”.
3) Confiança (é preciso entregar-se pelo evangelho)Além de conhecer e acreditar no evangelho, também é preciso entregar-se e assumir um compromisso definitivo com o evangelho. A Bíblia mostra que até o diabo e seus demônios conhecem o evangelho e sabem que é verdade; veja o que Tiago disse: “Crês, tu, que Deus é um só? Fazes bem. Até os demônios crêem e tremem” (Tg 2.19). Conhecer a Bíblia e concordar com ela, portanto, não é suficiente para a salvação. O Rev. James Boyce escreveu que “compromisso é o ponto no qual passamos a linha delimitadora de pertencermos (como pensamos) a nós mesmos e nos tornarmos verdadeiros discípulos do Senhor”. Ter fé é mais do que “saber”, é viver o evangelho. A verdadeira fé envolve uma profunda mudança de valores, uma maneira diferente de ver o mundo e a confiança em Jesus. Sproul usou a analogia da cadeira para explicar isso: “Podemos crer que uma cadeira suportará nosso peso, mas não demonstramos confiança pessoal na cadeira até que nos sentemos nela”.
Compreender estas três dimensões da fé é um exercício fundamental para fazermos a auto-avaliação recomendada por Paulo: “Examinai-vos a vós mesmos se realmente estais na fé…” (2 Co 13.5). Que fé você tem? Em que você acredita? Saber sem confiar é pura divagação, não leva a nada. Confiar sem saber é fanatismo, e leva ao suicídio intelectual. Paulo disse: “sei em quem tenho crido” (2 Tm 1.12) e por isso viveu e morreu pelo evangelho. E você…?

3 comentários:

  1. Belo texto meu irmão,
    Informação, assentimento e confiança,
    e bem fundamentado, em resumo gostei.
    Em Cristo
    Pb Josué Nogueira

    ResponderExcluir
  2. Belas palavras, texto abençoado.Espero que Deus continue lhe proporcionando dádivas para continua a levar a Palavra dele aos corações de todos.
    Amém.
    http://vidasimpactando.blogspot.com
    Cláudio Muniz

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de aaber quem eh o autor do texto. Obrigada.

    ResponderExcluir