="
http://www.ustream.tv/channel/icthus-praise

Seguidores

Nossa Comunidade

London, United Kingdom
Liberdade. Muitos viveram por ela. Muitos viveram sem ela. Muitos sonharam, lutaram e até morreram por ela. Valor inestimável para a humanidade, a liberdade tem sido causa de guerras e revoluções, tem dado sentido para a vida e para a morte. Ao longo dessa história, a religião, – com seus dogmas, preconceitos e intolerâncias, tem sido vista como perseguidora e limitadora da verdadeira liberdade. Esta nunca foi a proposta de Jesus: um homem livre de preconceitos, que amava as pessoas incondicionalmente, oferecendo-lhes uma nova razão de viver. A Comunidade Icthus oferece a oportunidade de rediscutir o conceito de liberdade, a partir dos ensinamentos de Jesus Cristo, e também de experimentá-la de forma plena e integral, proporcionando paz, amizade, restauração e um novo propósito pra vida. Como disse Santo Agostinho, “o homem é mais livre quando controlado apenas por Deus”. Nossas reuniões: Endereço:205 Portobello Road London W11 1LU,Notthing Hill . Data e Horário: Todos os Domingos, às 19h. Contato:info_icthus@hotmail.com ou 07901213802

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Esperanca para os Cansados e Sobrecarregados

A vida nas grandes cidades está ficando cada vez mais difícil. O medo da violência, a loucura do trânsito, a luta pela sobrevivência profissional, a falta de tempo para a família, a poluição sonora, visual e atmosférica, e a sobrecarga da informação são apenas alguns dos fatores geradores de stress, ansiedade e cansaço emocional.
Vivemos tensos, nervosos, estressados e ansiosos. E isso tudo reflete diretamente na maneira como nos relacionamos (ou deixamos de relacionar) com as pessoas que mais amamos. Com medo, acabamos ficando muito reativos, sempre na defensiva, e dificilmente somos capazes de manter a serenidade e o equilíbrio emocional.
Para gente assim, como você e eu, Jesus faz um convite irrecusável: “Venham a mim todos os que estão cansados e sobrecarregados e eu lhes darei descanso” (Mateus 11.28). Veja que ele não diz “venham para a religião”, mas sim “venham a mim”. O que Jesus pode oferecer é muito diferente daquilo que a religião pode oferecer. Geralmente, a religião, ao invés de alívio, nos impõe uma sobrecarga ainda maior de regras e obrigações. Mas Jesus propõe algo diferente: alívio e descanso real.
A grande questão, porém, relacionada com este convite de Jesus, é a maneira pela qual poderemos experimentar descanso e alívio. A proposta de Jesus é dupla:
1) Tomem sobre vocês o meu jugo. O jugo é aquela peça de madeira que se utiliza desde a Antigüidade para controlar o animal usado para lavrar a terra. Preso sob o jugo, o animal é dominado pelo lavrador. Para não ferir o animal, entre o jugo e o animal se colocava um “fardo” de areia. O “jugo” e o “fardo” são símbolos de uma relação de submissão. Essa relação pode causar sofrimento, se o “jugo” é severo e o “fardo” é pesado. Mas Jesus nos diz que o seu “jugo é suave” e o seu “fardo é leve”. Ao contrário dos romanos, que impunham seu domínio político pelo uso da força, ou dos fariseus radicais, que impunham seu domínio religioso pelo peso das regras e das leis, Jesus seguia a lei do amor. E o principal diferencial da lei do amor é que ela não se impõe, mas se oferece. Certa vez, Jesus disse que “ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos” (João 15.12). Jesus pode oferecer descanso real para nossas almas, porque enquanto todos estão preocupados em tirar algo de nós, ele nos oferece a sua vida. Nossa dívida para com ele é de gratidão. Podemos viver para ele porque ele primeiro morreu por nós.
2) Aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração. Além de se submeter a Cristo, somos convidados a aprender dele e com ele. Ninguém teve tantos motivos para entrar em desespero como Jesus, ninguém viveu tantas tensões, ofensas, humilhações e agressões quanto Jesus, mas a sua postura nos ensina que as coisas não se resolvem a partir da lei da ação e reação. A mansidão, tão desprezada e até mesmo ridicularizada nos dias de hoje (onde “ninguém pode levar desaforo pra casa”), sempre foi a marca do grande Mestre. A palavra “mansidão”, na Bíblia, é a mesma para descrever um cavalo selvagem que foi domado. Ser manso não significa ser fraco ou covarde. Ser manso, de acordo com a Bíblia, é ter “força sob controle”. É não ter que revidar a força com a força. Se buscamos descanso, precisamos aprender o segredo de Jesus. Gandhi e Martin Luther King Jr. são exemplos modernos de que a violência só pode ser vencida a partir da não-violência.
Jesus oferece esperança para os cansados e sobrecarregados neste mundo cada vez mais caótico. Mas para isso, precisamos tomar o seu “jugo” sobre nós, reconhecendo que a verdadeira liberdade não é simplesmente fazer o que se quer, e entendendo que é dando que se recebe. Jesus ensinou isto através da sua postura de mansidão e humildade, e nos convida a participar deste aprendizado, para que venhamos a experimentar alívio e dias melhores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário